Ontem, dia 28 de abril, foi o Dia da Caatinga uma comemoração a um dos biomas brasileiros mais afetados pela ação humana, que já alterou 80% de sua cobertura original. 100% brasileiro já que é encontrado exclusivamente em nosso país, a Caatinga cobre cerca de 850 mil km² que representam cerca de 10% do território nacional: quase toda e região Nordeste e parte do norte de Minas Gerais, na região Sudeste. Atualmente, apenas 25 UCs protegem o bioma — menos de 1% de sua área total –, dentre as quais estão a Estação Ecológica Raso da Catarina, na Bahia, e o Parque Nacional de Sete Cidades, no Piauí.
Outras novidades dos parques:
● E no dia anterior, 27 de abril, foi o Dia Internacional da Anta. Não é piada. A data tem o propósito de promover a conservação das 5 espécies de antas encontradas no planeta, todas ameaçadas de extinção.
● O ICMBio planeja a criação de novas UCs no sul do Amazonas …
● … e incentiva você a criar a sua própria!
● Etiqueta para quem visita áreas naturais: O Manual do Bom Turista.
● 7 filmes que divirtem as crianças e, ao mesmo tempo, ensinam a importância da conservação da natureza.
● No dia 02 de maio, a história da Trilha Transcarioca (RJ) será contada pelo seu criador. Não perca!
● O seminário “Viva a Mata 2015” está com inscrições abertas!
● Manter trilhas e orientar visitantes são algumas das funções dos voluntários do Parque Nacional da Tijuca (RJ). Participe!
● A Conservação Internacional (CI) abre oportunidades de emprego.
Leia também 84q8

“Brasil não pode ser petroestado e líder climático ao mesmo tempo”, alerta Suely Araújo 3q19z
Em meio às discussões da COP 30, ex-presidente do Ibama critica a expansão petrolífera e aponta riscos da exploração na Foz do Amazonas →

“O poder da juventude está em aproximar realidades cotidianas dos espaços de decisão” 204t6u
Cientista ambiental da Rede Favela Sustentável avalia papel do jovem no enfrentamento da crise climática, tema-foco do IV Fórum Terra 2030 →