Notícias

Fluminense e SOS Mata Atlântica firmam parceria para implementar projeto ambiental 675d47

Clube exibirá logo da SOS na manga da camisa até o final do ano e ONG realizará ações no clube, como educação ambiental e restauração florestal.

Daniele Bragança ·
14 de maio de 2016 · 9 anos atrás
Os jogadores Marlon Santos, Daniel e Nogueira apresentam a camisa com a marca da SOS Mata Atlântica. Foto: Mailson Santana/Fluminense FC.
Os jogadores Marlon, Daniel e Nogueira apresentam a camisa com a marca da SOS Mata Atlântica. Foto: Mailson Santana/Fluminense FC.

O Fluminense Football Club firmou uma inédita parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica nesta sexta-feira (13) para ações de preservação ambiental. Em evento realizado no Salão Nobre da sede das Laranjeiras, Zona Sul carioca, a cúpula do clube comemorou a iniciativa.

“É uma ajuda, uma contribuição importante. A visibilidade do futebol brasileiro no território nacional é muito grande. Tenho certeza que vamos poder contribuir um pouco com a exibição da marca”, disse o presidente do Fluminense, Peter Siemsen.

A SOS Mata Atântica foi representada por Mario Mantovani, diretor de políticas públicas: “Estamos felizes com essa parceria. Além de ter a marca estampada na camisa deste grande clube e estimular a entrada do tema ambiental na agenda dos times, a parceria vai muito além, com iniciativas de educação ambiental e restauração florestal”.

Os jogadores Marlon, Daniel e Nogueira, do elenco profissional, oriundos das categorias de base do Flu, apresentaram a logomarca da Fundação na manga do uniforme oficial do clube, que será usado a partir do jogo de domingo (15), contra o América mineiro, na estreia do time no campeonato brasileiro. A nova camisa será usada até o fim do ano.

“Além da marca na camisa para mostrar a importância do nosso acordo com a SOS, eles estarão conosco para um trabalho de reflorestamento e darão aulas em 5 escolas municipais em Xerém e para a nossa garotada da base, para mostrar a importância do bioma da Mata Atlântica”, disse Luiz Carlos Rodrigues, diretor de desenvolvimento sustentável do clube. “vamos tentar transformar nossa mata [na sede do clube, que tem por volta de 20.000 m²] em uma reserva particular de patrimônio natural”.

Coletiva de anúncio de parceria. Da esquerda para a direita: Marlon Santos, Leonardo Lemos, Luiz Caralos Rodrigues, Pedter Simsen, Mario Mantovani, dietor da fundação, Daniel e Nogueira.
Coletiva de anúncio de parceria. Da esquerda para a direita: Marlon, Leonardo Lemos, Luiz Carlos Rodrigues, Peter Simsen, Mario Mantovani, Daniel e Nogueira. Foto: Mailson Santana/Fluminense FC.

As ações do tricolor na área ambiental não são recentes. Segundo Rodrigues, o clube realizou o primeiro inventário de emissão de gases de efeito estufa de um time de futebol brasileiro em 2012, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente da Itália, além de adotar coleta seletiva e transformar 100% dos seus resíduos orgânicos em adubo.

Outro projeto do Fluminense foi o reflorestamento do Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém, em parceria com a CEDAE e a Fundação Santa Cabrini, que também auxiliou no processo de ressocialização de presos do Estado do Rio de Janeiro em regime semi-aberto, que ajudaram na preparação do terreno e plantio de mudas das árvores de Mata Atlântica.

 

 

Leia Também

O Futebol mais limpo da Copa é do Fluminense

Árvores para um país careca

Vídeo: projeto refloresta morro no Rio

 

 

 

  • Daniele Bragança 5m5u64

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também 84q8

Vídeos
8 de abril de 2011

Vídeo: projeto refloresta morro no Rio 3z1y6l

Grupo Verdejar utiliza a agroecologia para produzir alimentos para comunidade e plantar árvores nativas em região da zona norte da cidade

Reportagens
1 de fevereiro de 2006

Árvores para um país careca d3915

Brasileiros desembarcam em março no Haiti para criar viveiros e começar a reflorestar o país. Trabalho não falta: sobraram apenas 0,5% das matas nativas.

Análises
24 de junho de 2014

O Futebol mais limpo da Copa é do Fluminense 35p6o

Em 08 de junho ocorreu o primeiro jogo da Copa do Mundo, entre as equipes da Itália e do Fluminense Football Club. Foi um jogo sustentável.

Mais de ((o))eco 6q6w3q

Fundação SOS Mata Atlântica 531br

Notícias

Datafolha: 91% apoia criação de mais parques nacionais, hoje frequentados pelos mais ricos 5y4y3u

Notícias

Eleições 2022 – Candidatos vão receber carta com propostas urgentes para meio ambiente 5n5s54

Salada Verde

Aniversário: SOS Mata Atlântica faz 34 anos 123mg

Notícias

Relatório aponta para má qualidade de água dos rios na Mata Atlântica 164tc

mata atlântica 234u64

Notícias

Brasil tem 34 espécies de primatas ameaçadas de extinção 3y45o

Análises

A importância da rede de colaboração em prol da conservação dos manguezais no litoral norte do Paraná 11p46

Notícias

A alta diversidade de aves em Bertioga, no litoral de SP 4o4w5q

Salada Verde

Ação prende casal que capturou macaco-prego no Parque Nacional da Tijuca 6j353g

restauração 48o5g

Salada Verde

Projeto de restauração chega a 10 milhões de mudas plantadas no interior de SP 403232

Salada Verde

R$ 150 mi do Fundo Amazônia serão destinados à restauração ecológica de terras indígenas 3f165

Reportagens

No Pão de Açúcar, trabalho voluntário inspira luta contra crise climática 4a4ay

Salada Verde

Com plantio de mais de 68 mil mudas, SP celebra nova RPPN e restauração da floresta 1o373y

desmatamento 4y695i

Notícias

Em audiência tensa no Senado, PL-bomba e Foz do Amazonas dominam a pauta 386zf

Notícias

Brasil tem 34 espécies de primatas ameaçadas de extinção 3y45o

Notícias

Legalidade de megadesmates no Pantanal avança para julgamento no STJ 2o3q1t

Colunas

No jogo das apostas, quais influenciadores apostarão na Amazônia? 1a2m6g

Deixe uma respostaCancelar resposta 4wh1i

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1 2p2l4m

  1. Luiz Rodrigues diz:

    Gostaria de ajudar na informações. O projeto que visa transformar a área de cerca de 5.000m2 da sede social das Laranjeiras em Reserva Particular do Patrimonio Natural – RPPN. O reflorestamento que foi realizado em Xerem, contou com a participação dos torcedores que doaram recursos para sua execução adquirindo uma camisa produzida a preços de custos pela Osklen. Nessa área de cerca de 20.000 m2 no Centro de Treinamentos – Fábrica de Talentos em Xerem, forma plantadas 3.600 mudas de mata nativa da Mata Atlântica. Luuiz Carlos Rodrigues