Análises

Entre Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica nascem os Caminhos da Ibiapaba 5y1g2d

Trilha de longo curso cruza 130 quilômetros de paisagens únicas entre Ceará e Piauí foi inaugurada no começo de fevereiro, totalmente sinalizada

Waldemar Justo do Nascimento Neto · Gilson Luiz Souto Mota ·
17 de fevereiro de 2023 · 2 anos atrás

Nasceu a primeira trilha de longo curso no ecótopo triplo entre Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, encontro de biomas único no Brasil. A inauguração dos “Caminhos da Ibiapaba” foi realizada no último dia 4 de fevereiro. O percurso de 130 quilômetros de extensão, que fazem parte da Rede Brasileira de Trilhas, estão inteiramente sinalizados e estão inseridos na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Ibiapaba, conectando em suas extremidades os Parques Nacionais de Ubajara (CE) e Sete Cidades (PI).

Para comemorar a abertura dos caminhos, foi realizado o 4º desafio Sete Cidades x Ubajara 3D, corrida de trilha vencida pelo ultramaratonista de Santa Catarina Felipe Costa. Em conversa com o chefe do Parque Nacional de Ubajara, Gilson Costa, Felipe se disse emocionado com a beleza do trajeto: “não pude evitar de pegar o celular e fazer um vídeo durante a prova para trazer mais gente do Sul para conhecer a região dessa prova sensacional”, contou o catarinense. 

A APA Serra da Ibiapaba, istrada pelo ICMBio, conta com 1 milhão e 600 mil hectares de extensão, e é uma das maiores unidades de conservação do Brasil, envolvendo 27 municípios entre o Piauí e o Ceará. Os Caminhos da Ibiapaba conta com um belíssimo e variado percurso, com uma extremidade em Piracuruca no Piauí, ando por Brasileira e São João da Fronteira, e outro extremo em Ubajara, no Ceará.

Marca das trilhas.

Os parques nacionais de Sete Cidades e Ubajara já oferecem, dentro de suas áreas, diversas trilhas de curto e médio percurso, conectando atrativos de grande beleza cênica. 

O Parque Nacional de Sete Cidades estreou na Rede Brasileira de Trilhas em 2018, com a marca do lagarto que é facilmente encontrado na região. A área é um sítio pleno de pinturas rupestres, a mais famosa delas, justamente retratando o lagarto utilizado na pegada da sinalização de suas trilhas. 

O Parque Nacional de Ubajara, por sua vez, estreou na Rede em 2019, tendo suas pegadas amarelas e pretas decoradas com a imagem do bondinho, que é a marca registrada daquela área protegida.

A trilha Caminhos da Ibiapaba potencializa os atrativos de ambos os parques ao promover a conexão entre eles, ao mesmo tempo em que fortalece os objetivos da APA Serra da Ibiapaba. A escolha do macaco Guariba da caatinga (Alouatta ululata) como marca utilizada em suas pegadas amarelas e pretas, sinalização oficial da política pública Rede Brasileira de Trilhas, foi uma forma de evidenciar que mesmo uma Área de Proteção Ambiental cumpre um papel importante na proteção da biodiversidade, chamando a atenção do público para a ocorrência não apenas desta, mas de várias outras espécies ameaçadas de extinção, e um convite a se somar na sua proteção.

No caso da Trilha Caminhos da Ibiapaba, o trajeto conecta diversas paisagens nos limites entre os biomas Cerrado e Caatinga, entrecortados por formações florestais e, tendo como ponto de chegada, uma mancha de Mata Atlântica, localizada na Serra da Ibiapaba. A base do traçado da trilha é a antiga rota dos mercadores que transportavam mercadorias do Ceará, cruzando o Piauí e seguindo para o Maranhão. Portanto, além da beleza e riqueza ecológica, o trajeto é também uma experiência histórica e cultural, que leva o trilheiro a comunidades que preservam casarios do século XVII e açudes e reservatórios, como a represa de Belo Monte.

A trilha Caminhos da Ibiapaba já está totalmente sinalizada com pegadas direcionais e pode ser percorrida a pé ou de bicicleta. Atualmente, a istração das unidades de conservação estão se coordenando com o Governo do Estado do Piauí para implementar placas de entrada na trilha, viabilizar um site e capacitar os proprietários de serviços e hospedagens ao longo do caminho. Nesse sentido, o próprio ICMBio está fazendo sua parte, pois, após anos de abandono, a instituição finalmente conseguiu viabilizar a reforma do hotel localizado dentro da unidade de conservação e deve abri-lo ao público ainda em 2023.

Foto: Divulgação.

As opiniões e informações publicadas nas seções de colunas e análises são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente representam a opinião do site ((o))eco. Buscamos nestes espaços garantir um debate diverso e frutífero sobre conservação ambiental.

  • Waldemar Justo do Nascimento Neto 32l4y

    Biólogo, mestrando em desenvolvimento e meio ambiente (UFPB). É Chefe do Parque Nacional de Sete Cidades

  • Gilson Luiz Souto Mota 471j22

    Engenheiro agrônomo, especialista em Educação e Gestão Ambiental e Chefe do Parque Nacional de Ubajara.

Leia também 84q8

Análises
31 de janeiro de 2023

Trilha Transmantiqueira e suas pegadas na crista da Serra Fina 4u3836

A implementação da trilha de longo curso que cruza a Serra da Mantiqueira, entre Minas Gerais e São Paulo, em conexão com a Associação dos Proprietários da Serra Fina e as Unidades de Conservação

Análises
8 de outubro de 2021

Trilha de Itaúnas: a Rede Brasileira de Trilhas chega ao Espírito Santo r573l

O início da sinalização e manejo da Trilha de Itaúnas, no Parque Estadual de Itaúnas, marca primeiros os da rede capixaba de trilhas

Análises
20 de setembro de 2021

Uma aventura na Rota dos Pioneiros, a maior trilha aquática do Brasil 1w1pv

Percorrida de caiaque pelas águas do rio Paraná, na divisa entre Mato Grosso do Sul e Paraná, a Rota dos Pioneiros é uma oportunidade de remar no curso deste gigante e conhecê-lo de forma privilegiada

Mais de ((o))eco 6q6w3q

conservação 4y3hz

Notícias

PV questiona no STF lei estadual que flexibiliza proteção ambiental em Rondônia 172e6b

Salada Verde

Agenda do presidente definirá data de anúncio do plano de proteção à biodiversidade 1x2p2z

Reportagens

Maior área contínua de Mata Atlântica pode ser mantida com apoio do turismo 1525x

Salada Verde

Evento no RJ discute protagonismo da juventude no enfrentamento da crise climática 5o3n5g

trilha de longo curso 6w6g48

Salada Verde

Em resposta a Trump, Canadá barra entrada de trilheiros na Pacific Crest Trail 1j6b1w

Reportagens

2024 é o primeiro ano em que a temperatura média da Terra deve ultraar 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais 3g5x5x

Reportagens

Trilha que percorre os antigos caminhos dos Incas une história, conservação e arqueologia 5r2y21

Análises

Caminho da Mata Atlântica: uma jornada pelo Planalto Paulista 6f5i2p

unidades de conservação 5p295q

Notícias

Com mudanças de última hora, projeto-bomba do Licenciamento é aprovado no Senado 4h5y5t

Salada Verde

Ação prende casal que capturou macaco-prego no Parque Nacional da Tijuca 6j353g

Reportagens

Maior área contínua de Mata Atlântica pode ser mantida com apoio do turismo 1525x

Notícias

Desmatamento em Unidades de Conservação cai 42,5% em 2024 393b2q

desmatamento 4y695i

Notícias

Com mudanças de última hora, projeto-bomba do Licenciamento é aprovado no Senado 4h5y5t

Notícias

Degradação da Amazônia cresce 163% em dois anos, enquanto desmatamento cai 54% no mesmo período 1b2369

Reportagens

Projeto que reduz licenciamento ambiental a em comissões do Senado e vai ao plenário 2671c

Notícias

Desmatamento em Unidades de Conservação cai 42,5% em 2024 393b2q

Deixe uma respostaCancelar resposta 4wh1i

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1 2p2l4m

  1. Renato Sanchez diz:

    Apenas uma Curiosidade devido ao meu interesse em ibilidade Arquitetônica para Ecoturismo: será que para Trilhas de Pequenos e Médios Percursos esta Preocupação em “Quebrar Barreiras” e gerar a “Igualdade de Oportunidades” foi considerada.?
    Obrigado pela atenção e oportunidade:
    Renato Sanchez (Arquiteto e Urbanista e Indigenista CAU N °A77604-1 / Goiânia – GO)