Análises

Uma força a mais para as onças-pintadas 473h23

A espécie foi incluída no apêndice I e II da Convenção sobre Espécies Migratórias (CMS), mais um o para a proteção do maior felino das américas

Yara de Melo Barros · Agustín Paviolo ·
26 de fevereiro de 2020 · 5 anos atrás
O maior felino das Américas acaba de entrar na lista da Convenção das Espécies Migratórias. Foto: Antonio Thomás Koenigkam Oliveira/Flickr.

Na semana ada aconteceu na Índia a 13ª COP da Convenção sobre Espécies Migratórias (CMS). A CMS é uma convenção mundial focada em espécies migratórias, fornecendo uma plataforma global para a conservação e uso sustentável tanto dessas espécies como de seus hábitats. O Brasil é signatário dessa Convenção desde 2015.

A Convenção estabelece bases legais para medidas de conservação coordenadas internacionalmente em toda a faixa migratória. Seus signatários devem empreender esforços para a proteção de espécies migratórias, protegendo e recuperando seus hábitats e controlando fatores que as coloquem em risco.

Durante a COP foi apresentada e aprovada a proposta de inclusão da onça-pintada nos Apêndices I e II da Convenção. Estão listadas no Apêndice I as espécies migratórias ameaçadas de extinção. Já o Apêndice II engloba espécies migratórias que têm um status de conservação desfavorável e se beneficiariam de uma cooperação internacional ampliada e ações de conservação.

Embora não tenha tido a participação do Brasil, a proposta foi submetida por Costa Rica, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. A inclusão se baseou no fato de que a onça-pintada seria na verdade uma espécie migratória e transfronteiriça, de acordo com a definição da CMS.

Onças não se importam com fronteiras. Crédito: Projeto Onças do Iguaçu.

Acordos celebrados no âmbito da CMS incluem tanto tratados juridicamente vinculativos a Memorandos de Entendimento, que podem ser adaptados às necessidades da espécie e especificidades de cada região.

Aqui na Região do Iguaçu, os Projetos Onças do Iguaçu e Yaguareté (Argentina) identificaram pelo menos três onças que atravessam o rio e vivem nos parques nacionais nos dois países, Iguaçu (Brasil) e Iguazú (Argentina). Aliás, o trabalho conjunto do dois projetos no monitoramento da população de onças na região do Corredor Verde nos dois países e em campanhas de captura binacionais, além dos esforços conjuntos para entender e reduzir a vulnerabilidade de animais domésticos à predação por grandes felinos, é um exemplo muito bacana de como dois países podem se unir para proteger uma espécie.

A inclusão da onça-pintada na CMS e a moção que será apresentada no Congresso Internacional de Conservação da IUCN este ano em Marseille, para que haja uma prioridade de conservação internacional para a onça-pintada, criam um momentum favorável para a espécie, e esperamos que isso realmente signifique a elaboração e implementação de políticas públicas (e linhas de financiamento) que ajudem na conservação da onça-pintada.

Seria importante que essas ações favorecessem a implementação do “Jaguar 2030 Conservation Roap for the Americas”, que é um plano regional para salvar a espécie e os ecossistemas onde ocorre.

Esse documento foi apresentado na COP 14 da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), em 2019. De acordo com Midori Paxton, Chefe de Biodiversidade e Ecossistemas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, “o Roap deve unir os governos dos países onde a onça-pintada ocorre, e também o setor privado, a sociedade civil e parceiros internacionais, ajudando dessa forma a proteger os corredores-chave para a espécie da onça-pintada de forma a fortalecer a subsistência sustentável das comunidades locais e abrir novas oportunidades de negócios para o ecoturismo e agricultura sustentável.”

A responsabilidade dos governos dos países onde a onça-pintada ocorre com sua conservação agora aumenta, e a espécie agradece.

Em agosto desse ano irá acontecer em Foz do Iguaçu o 2º Simpósio Internacional sobre Ecologia, Manejo e Conservação da Onça-Pintada e Outros Felinos Neotropicais, com especialistas do mundo todo em onças-pintadas, e a implementação do Roap estará na pauta das discussões.

 

As opiniões e informações publicadas na área de colunas de ((o))eco são de responsabilidade de seus autores, e não do site. O espaço dos colunistas de ((o))eco busca garantir um debate diverso sobre conservação ambiental.
 

Leia Também 

Conservação de onças-pintadas: prioridade mundial

Ao infinito e além?

Um é pouco, dois é bom, três é demais (de lindo)

 

  • Yara de Melo Barros 5y3k30

    Doutora em zoologia, membro do SG Brasil, coordenadora do Projeto Onças do Iguaçu e pesquisadora Associada do Instituto Pró Carnívoros.

  • Agustín Paviolo 5kb6a

    Agustín Paviolo é coordenador do Projeto Yaguareté.

Leia também 84q8

Análises
8 de agosto de 2018

Um é pouco, dois é bom, três é demais (de lindo) 1j6t14

O nascimento de três filhotes de onça-pintada no Parque Nacional do Iguaçu precisa ser comemorado

Análises
4 de dezembro de 2019

Ao infinito e além? 4xq4y

Censo revela que população de pantheras na região do Corredor Verde em Misiones e no Brasil tem crescido. E podemos ter esperança de alcançar a capacidade de e da região

Análises
13 de janeiro de 2020

Conservação de onças-pintadas: prioridade mundial 443d2f

Congresso de Conservação da IUCN discutirá moção para priorizar a conservação da onça-pintada. É tempo de lutar pelo maior felino das Américas

Mais de ((o))eco 6q6w3q

espécies migratórias 1t7128

Reportagens

Elevação do nível do mar ameaça aves limícolas migratórias 2f3p4r

Salada Verde

Brasil terá encontro global sobre proteção de espécies migratórias 5l543o

Notícias

Países liberam rios para salvar peixes migradores h3a1w

Notícias

ONU alerta sobre grande declínio e maior risco de extinção de espécies migratórias 3g4y1c

onça pintada 2x5r4j

Análises

O que cai do mundo não volta mais 47361

Salada Verde

Assassinato de onça-pintada será investigado pela fiscalização federal 3l4w5s

Colunas

A pantera de Pembrokeshire 3o6wd

Notícias

Turismo de base comunitária como ferramenta de conservação de onças-pintadas 12b22

Capa 5w1yx

Fotografia

A Catedral de Mármore 4f25l

Fotografia

Um monte entre as nuvens 623h3o

Fotografia

Uma praia sem mar 1v4hp

Fotografia

Preikestolen, o Púlpito de Pedra 2v645l

ibama 606926

Reportagens

Superlotação de animais e más condições geram nova crise no Cetas-RJ 1v428

Salada Verde

Boiada e seus donos devem sair de áreas que destruíram no Pantanal h1y5h

Salada Verde

Assassinato de onça-pintada será investigado pela fiscalização federal 3l4w5s

Salada Verde

Processo contra Salles por contrabando de madeira volta ao STF y6b42

Deixe uma respostaCancelar resposta 4wh1i

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 2 5d6d45

  1. bruno fonte boa diz:

    Em que pese o desprezo desse governo pelo meio ambiente, lo hermanos estão nos ajudando, viva a integração! Viva o animalmais lindo das américas!


  2. PR.PR diz:

    Parabéns!!! Gente que faz! É disso que precisamos pra ajudar a fauna, proteger o Meio Ambiente. E é parceria internacional. Parabéns a todos os envolvidos.