O Instituto Socioambiental (ISA) acaba de lançar a 4ª edição de Mineração em Terras Indígenas na Amazônia Brasileira 2013, publicação que reúne dados de exploração mineral dentro dos terrítórios índigenas localizados na Amazônia Legal.
O documento tem 112 páginas e agrega um conjunto de dados cruzados que o ISA buscou em decretos presidenciais, portarias do Ministério da Justiça e da Funai, além dos dados do Cadastro Mineral publicados pelo Departamento Nacional da Produção Mineral – DNPM. Há informações sobre 104 processos titulados e 4.116 interesses minerários que incidem sobre 152 Terras Indígenas localizadas na Amazônia Legal.
Esta é a 4ª edição da publicação, que foi lançada pela primeira vez em 1987, no embalo das discussões sobre Terras Índigenas que seria travado no ano seguinte, na Constituinte. Outras edições vieram em 1998 e 2004.
Mineração em Terras Indígenas foi organizada por Alícia Rolla e Fany Ricardo, do Programa de Monitoramento de Áreas protegidas do ISA. Leia abaixo, na íntegra, ou faça o aqui.
|
Brasil: Mineração em terra indígena pode ser aprovada em 2013
Vila da Ressaca: os restos de um sonho dourado
Porque o mercúrio é usado na mineração de ouro
Leia também 84q8

Mercantilização e caos no licenciamento ambiental brasileiro 1o156g
Para um país com enorme dificuldade de implementar leis de proteção ambiental (enforcement), o PL abre definitivamente a porteira da insustentabilidade →

Brasil está está entre os dez maiores países em projetos com créditos de biodiversidade 1d724f
Mercado tem potencial de crescimento global, mas ainda demanda definição de regras internacionais e nacionais seguras para sua aplicação →

Veja como votou cada senador no projeto que implode o licenciamento ambiental 224w5g
Aprovada no Senado na noite desta quarta-feira (21), proposta segue para análise da Câmara →