Notícias

Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia 6g6m8

Os gregos estão no Olimpo quando o assunto é visitação de Parques Nacionais. Conheça as UCs deste país que estreia hoje contra a Colômbia.

Daniele Bragança ·
14 de junho de 2014 · 11 anos atrás

A Grécia está acostumada com altos e baixos. Apesar de já ter estado no topo da Europa, ao conquistar a Euro 2004 (batendo a nação anfitriã na final, Portugal, por 1×0), nunca jogou verdadeiramente bem uma Copa do Mundo. Com apenas duas participações no maior torneio de futebol entre seleções, 1994 e 2010, a Grécia nunca ou da fase de grupos, sendo caracterizada por um futebol extremamente defensivo e pouco vistoso.

No campo das áreas protegidas, a Grécia estrategicamente protegeu parte de suas belezas naturais, as transformando em parques ou reservas da biosfera.

País cercado de montanhas, não é à toa que quase todas as 10 unidades de conservação da Grécia protejam montanhas e pequenas cordilheiras. A montanha mais alta da Grécia, o Monte Olimpo, com quase 3 mil metros (2917), virou reserva natural em 1938 e patrimônio natural da União Europeia desde 1981, na categoria de Reserva da Biosfera. Casa dos atletas olímpicos na mitologia grega, o Monte Olimpo é rica em vegetação, especialmente endêmica.

O Parque Nacional Marinho de Alonissos foi criada em 1992, com 226.000 hectares, se transformando na maior área marinha protegida da Europa. Foi a primeira unidade de conservação criada na Grécia para preservar o bioma marinho. O parque protege 6 ilhas pequenas (Peristera, Kyra Panagia, Gioura, Psathoura, Piperi e Skantzoura) e 22 ilhotas desabitadas. As ilhas são caracterizadas por encostas rochosas íngremes que se estendem até o mar e as cavernas, que são uma parte importante do habitat da foca-monge (Monachus monachus).

O Parque Nacional Monte Ainos foi criado em 1962 e protege uma pequena cordilheira da ilha Cefalônia. É a continuação da cordilheira Pindos, que começa na Sérvia e a pela Albânia. O parque compreende a linha dos cumes da montanha 2 de março, com uma altitude de 1.628 metros. Entre janeiro e fevereiro, a temperatura cai até 1 ºC, mas em julho atinge o pico confortável de 26ºC. Não há estações de esqui no parque, mas belas cavernas para se visitar.

Parque Nacional do Monte Parnaso, mantém intacta uma das montanhas mais altas da Grécia, o Monte Parnaso, com 2.457 m de altura. Por ser um santuário para as aves de rapina, a unidade é visitada regularmente por observadores de pássaros. A melhor época para visitar são os meses de maio e junho. No inverno, é possível esquiar nas encostas norte. Além da biodiversidade, o sul do parque protege sítios arqueológicos importantes, como a fonte de Castalia e o sítio arqueológico ocupado pelo santuário Pan-helênico de Delfos, dedicado a Apolo.

O Parque Nacional de Pindo, criado em 1966, tem 6.927 hectares. O Parque Nacional tem uma gama de elevação que variam entre 1076 a 2177 metros, e densas florestas de pinheiro negro europeu e faia que se estendem por seus picos rochosos. Faz parte da rede de áreas protegidas Natura 2000 e é um dos três locais na Grécia onde pode ser encontrada uma população de ursos.

O Parque Nacional Vikos-Aoos foi declaro parque em 1973. Protege 12.600 hectares, incluindo o Monte Tymfos. Ursos, raposas e veados são moradores do local.

O Parque Nacional de Samaria saiu do papel em 1969. Fica 50 km a oeste da ilha de Creta e possui 1.400.000 hectares de área. O parque está aberto entre maio e outubro, das 6h às 15h. Há rotas marcadas que os visitantes podem seguir. Aqueles que desejam visitar outras áreas precisam pedir autorização.

O Parque Nacional Marinho de Zakynthos foi criado há 15 anos e possui uma área de 13.500 hectares. É o habitat da tartaruga cabeçuda (Caretta caretta), onde elas nidificam. É o primeiro parque nacional criado para a proteção das tartarugas marinhas no Mediterrâneo.

O Parque Nacional Presta é um parque transnacional que preserva os maiores lagos tectônicos dos Balcãs. Compreende parte da Albânia (38.800 hectares), Grécia (84.800 hectares) e da República da Macedônia (19.000 hectares). Estão localizados a uma altura de 853 metros. O maior lago é compartilhado entre os três países, recebendo o nome de Prespansko Ezlo (na Macedônia); Limni Megáli Prespa (na Grécia) e Liqeni i Prespes (na Albânia). O lago menor é compartilhada apenas entre a Grécia (43.500 hectares) e Albânia (3.900 hectares). Tem abundante vida selvagem e flora rara.

Veja abaixo algumas figurinhas carimbadas das áreas protegidas da Grécia.

Parque Nacional Marinho de Zante
Parque Nacional Marinho de Zante

 

Se você quiser torcer para o Brasil neste campeonato de áreas protegidas, e o WikiParques e conheça mais sobre as unidades de conservação de nosso país. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. Colabore para proteger.

 

Leia também
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia
Áreas protegidas do mundo em incríveis fotos 360°

 

  • Daniele Bragança 5m5u64

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também 84q8

Notícias
29 de maio de 2025

Perda global de florestas atinge recorde em 2024, mostra estudo da WR 5v2y1s

Incêndios catastróficos impulsionam o fenômeno. Total perdido atinge 6,7 milhões de hectares, quase o dobro de 2023 e uma área próxima ao território do Panamá

Reportagens
29 de maio de 2025

Ribeirinhos e MPF querem cancelar licença para remover rochas em rio da Amazônia 131f37

Ibama autorizou implosão do Pedral do Lourenço, no Pará, obra que viabiliza a hidrovia Tocantins-Araguaia, nesta segunda-feira (26)

Salada Verde
29 de maio de 2025

Podcast investiga o que restou de Porto Alegre um ano após a enchente de 2024 2651j

Com cinco episódios, a série documental traz reflexões sobre colapso, memória e reconstrução a partir da tragédia no Rio Grande do Sul

Mais de ((o))eco 6q6w3q

unidades de conservação 5p295q

Notícias

Perda global de florestas atinge recorde em 2024, mostra estudo da WR 5v2y1s

Notícias

Em audiência tensa no Senado, PL-bomba e Foz do Amazonas dominam a pauta 386zf

Colunas

Mercantilização e caos no licenciamento ambiental brasileiro 1o156g

Notícias

Com mudanças de última hora, projeto-bomba do Licenciamento é aprovado no Senado 4h5y5t

copa 2014 3u2115

Notícias

Copa do Mundo das áreas protegidas: Temos um vencedor 15383a

Notícias

Copa do Mundo das áreas protegidas: Rússia 4up3a

Notícias

Copa do Mundo das áreas protegidas: Uruguai 3m3r3d

Notícias

Copa das áreas protegidas: Portugal 35674m

wikiparques 66c6w

Notícias

2ª temporada do Pé no Parque exibe paraíso desconhecido do Superagui 2l5o4e

Notícias

Assista a 21ª Semana do Meio Ambiente PUC-Rio ao vivo 391p2x

Notícias

WikiParques está de cara nova 252e34

Notícias

As belezas dos Parques Nacionais vistos do espaço 4t6c21

conservação 4y3hz

Notícias

Perda global de florestas atinge recorde em 2024, mostra estudo da WR 5v2y1s

Análises

O PL da Devastação e a falsa promessa do progresso 155t47

Reportagens

Ajustes em trilha podem melhorar sua função de corredor ecológico no Cerrado 3w201a

Notícias

Estudo aponta multiplicação preocupante do peixe-leão no litoral brasileiro 3o3249

Deixe uma respostaCancelar resposta 4wh1i

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.