Notícias

Área ambiental federal quer manter 80% da Amazônia até o fim da década 5y1kr

Metas contra perdas de biodiversidade poderão ter “cooperação voluntária” de estados, municípios, ongs e setor privado

Aldem Bourscheit ·
25 de fevereiro de 2025

Novas metas nacionais para conter as perdas aceleradas de diversidade biológica no Brasil foram publicadas pela Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) no Diário Oficial da União da última quinta-feira (20).

Elas prevêem “conservar e manejar efetivamente, até 2030, pelo menos 80% do bioma Amazônico e 30% de cada bioma, incluindo suas águas continentais, e 30% do sistema costeiro-marinho”.

Fontes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) explicam que, para alcançar essas taxas, deverão ser somados variados tipos de áreas protegidas.

Assim, a conta poderá incluir parques e outras unidades de conservação (UCs), terras indígenas e quilombolas, zonas abarcadas na legislação florestal – como áreas de preservação permanente e reservas legais –, territórios com povos e comunidades tradicionais e áreas militares.

Para enquadrar essas regiões todas em metas para manter ambientes naturais, uma portaria deve ser publicada este semestre regrando as OMEC, ou “outras medidas eficazes de conservação baseadas em áreas”. ((o))eco adiantou isso em sua cobertura da COP16, em Cali (Colômbia).

UCs e terras indígenas somam 51,5% do território amazônico, mostram o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) e o Instituto Socioambiental (ISA). Mais da metade da população indígena nacional vive na região.

A conservação de ao menos 80% da Amazônia e de 30% dos demais biomas e do sistema costeiro-marinho atende a metas definidas em 2022 na COP15, a 15ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre a Biodiversidade. Também está alinhada a regramentos como o Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas (PNAP), editado em 2006, e orientações das Forças Armadas para conciliar defesa nacional e conservação ambiental, publicadas em 2017.

Manter a biodiversidade da Amazônia é o principal alvo das metas nacionais, até 2030. Foto: Rosina Kaiser / Pixabay / Creative Commons

As metas editadas pela Conabio preveem ainda itens como zerar o desmate e outras perdas de vegetação nativa, manter e restaurar ecossistemas, deter as extinções de fauna e flora e os impactos de espécies exóticas invasoras, diminuir os prejuízos da poluição e da crise do clima sobre a vida selvagem.

Além disso, foi elencado promover a bioeconomia e o uso sustentável da biodiversidade, tornar menos danosa a pesca e outras economias baseadas em recursos fluviais e marinhos. 

Conforme nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a execução das metas poderá contar com a “cooperação voluntária” dos estados e do Distrito Federal, dos municípios, de ongs e setor privado.

Ligada ao MMA, a Conabio responde pela implantação de compromissos brasileiros junto à Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB) e acordos conservacionistas similares. 

O colegiado também acompanha, desde 2003, os processos para definir as áreas prioritárias para conservação, as listas nacionais de espécies ameaçadas e invasoras, o uso sustentável e a repartição dos benefícios da biodiversidade.

A Comissão teve sua composição reformada em maio ado e tem hoje representantes de órgãos governamentais de federais a municipais, academia, entidades ambientalistas, setor privado, movimentos sociais, indígenas, comunidades tradicionais e jovens.

  • Aldem Bourscheit 2tg

    Jornalista cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Selvagem, Ciência, Agron...

Leia também 84q8

Reportagens
19 de fevereiro de 2025

A invasão do Brasil: UCs federais já registraram 290 espécies invasoras 4i3u4q

Animais e plantas invasoras já dominam mais da metade das unidades de conservação federais do país. Abelha-europeia e mangueira são líderes da bioinvasão

Reportagens
2 de maio de 2023

MMA prepara a retomada da participação social na Conabio 6aw5x

No processo de reconstrução da agenda da biodiversidade, colegiado será recomposto por um novo decreto previsto para ser assinado em 22 de maio (Dia Mundial da Biodiversidade)

Notícias
21 de outubro de 2024

Urgência de salvar a biodiversidade marca a agenda da COP16 266h41

Planos nacionais de conservação e meios para financiamento estão entre as maiores demandas da Conferência que começa nesta segunda-feira, em Cali (Colômbia)

Mais de ((o))eco 6q6w3q

COP 16 - Bio 246bn

Reportagens

Brasil lança Metas Nacionais de Biodiversidade, mas não sabe qual o custo de implantá-las 6d3hw

Notícias

Países precisam desatar nós para proteger a biodiversidade global 34492w

Salada Verde

Decisões adiadas da COP16 da biodiversidade serão debatidas no fim de fevereiro, em Roma 44u2b

Análises

Obstrução da COP16: a distância entre o discurso e a prática 554zz

biodiversidade 17186n

Notícias

Um jequitibá de 65 metros: conheça a maior árvore viva da Mata Atlântica 3x533j

Notícias

Cientistas descobrem espécie de peixe que vive solitária na Amazônia 4c5z3c

Reportagens

O quão pouco já vimos das profundezas do mar 6e6p51

Reportagens

Os dois macacos brasileiros entre os mais ameaçados do mundo 5l1w6v

clima 5w2j3g

Notícias

Crise climática irá encolher o lar de anfíbios na América Latina 3m3pk

Salada Verde

Presidência da Conferência do Clima anuncia datas da “pré-COP” 4i6e67

Notícias

Mudanças climáticas irão impactar negativamente mais de 90% das espécies brasileiras 351c2e

Notícias

Entenda o que é o “Campeão Climático” anunciado por Lula para a COP30 3p726g

mata atlântica 234u64

Salada Verde

Ação prende casal que capturou macaco-prego no Parque Nacional da Tijuca 6j353g

Notícias

Um jequitibá de 65 metros: conheça a maior árvore viva da Mata Atlântica 3x533j

Notícias

Crise climática irá encolher o lar de anfíbios na América Latina 3m3pk

Notícias

Desmatamento na Mata Atlântica reduziu, mas queda ainda é tímida, dizem especialistas 2m5c61

Deixe uma respostaCancelar resposta 4wh1i

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.