Notícias

Especialistas pedem – de novo – que ONU limite participação de lobistas na COP o6l5h

Pesquisadores do clima e mais de 250 organizações de diferentes países enviam carta ao Brasil cobrando medidas contra influências indevidas nas negociações

Cristiane Prizibisczki ·
19 de março de 2025

Especialistas em clima e mais de 250 organizações de diversos países do mundo divulgaram, nesta terça-feira (18), uma carta em que cobram mecanismos eficazes de transparência e medidas contra a influência indevida nas negociações climáticas internacionais. O documento foi enviado à presidência da 30º Conferência do Clima da ONU, que este ano está a cargo do Brasil, e ao secretariado geral da convenção.

Na carta, os especialistas e organizações pedem a exclusão de lobistas de setores poluidores das delegações dos Estados, a implementação de declarações de interesses dos organizadores do evento e também das delegações. 

A carta ainda cobra o aprimoramento dos critérios de escolha dos próximos países anfitriões, para que as COPs não aconteçam em países autoritários e pouco comprometidos com a agenda climática, como foi o caso das três últimas edições do evento, realizadas no Egito, Emirados Árabes e Azerbaijão, respectivamente. Os três são países produtores de petróleo e com sérias restrições às liberdades individuais.

O documento divulgado nesta terça é assinado por grandes nomes da ciência climática, como os brasileiros Carlos Nobre e Raoni Rajão, e por organizações como WWF, Instituto Socioambiental (ISA), Greenpeace e Anistia Internacional, e redes e coalizões, como a Climate Action Network e  Observatório do Clima.

Pedido reiterado 164656

Esta não é a primeira vez que especialistas em clima manifestam sua preocupação em relação à presença de lobistas de setores poluidores, como os da indústria do petróleo e da carne, nas negociações climáticas internacionais.

Em meados de novembro de 2024, durante a 29ª COP, realizada no Azerbaijão, um grupo formado pelos principais nomes da agenda do clima, entre eles o ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, publicou uma Carta Aberta pedindo a “reforma da COP”.

Não é para menos. Levantamento realizado pela coalizão de organizações Kick Big Polluters Out (KBPO) mostrou que ao menos 1.773 grandes lobistas do petróleo ganharam o à COP29. No ano anterior, na COP de Dubai, o número de credenciais concedidas a lobistas foi ainda maior: 2.450.

Entre os atendentes da conferência do ano ado estavam representantes de petroleiras gigantes, como Chevron, ExxonMobil, BP, Shell e Eni, que levaram um total combinado de 39 lobistas à COP29, como mostrou ((o))eco.

Dados exclusivos obtidos por ((o))eco em novembro de 2024 também mostrou que, naquele ano, o Brasil foi o 2º país a enviar o maior número de lobistas da carne na Conferência do clima de Baku.

Com a COP30 marcada para novembro próximo, em Belém, as organizações que assinam a carta divulgada nesta terça-feira alertam que a implementação das medidas requeridas será essencial para restaurar a confiança no processo climático global e garantir que as negociações avancem de forma transparente e comprometida com a urgência da crise climática.

Leia a carta aqui.

  • Cristiane Prizibisczki 1z1b3e

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também 84q8

Reportagens
20 de novembro de 2024

Pelo 2º ano, Brasil é o país com maior número de lobistas da carne na COP 4uo57

Dados obtidos por ((o))eco sobre levantamento da DesMog mostram que 17,5% dos lobistas do agro presentes na COP29 são brasileiros

Colunas
18 de novembro de 2024

A necessidade de reforma das conferências climáticas da ONU 1qe54

Escolha de petroestados para sediar a COP e presença cada vez mais numerosa de lobistas do petróleo põem em xeque real propósito das conferências do Clima

Análises
12 de março de 2025

Um ano decisivo para o meio ambiente no Brasil e no mundo y564

A COP30 será a chance de levar a pauta ambiental para onde ela ainda não teve a devida atenção, reforçando a importância de conservar a biodiversidade e os recursos naturais

Mais de ((o))eco 6q6w3q

COP 30 63e1d

Reportagens

Brasil aposta na conciliação entre convenções da ONU para enfrentar crises globais 4q306r

Notícias

Em carta, presidência da COP30 fala em “preparar-se para o imponderável” s59g

Notícias

Alertas de desmatamento na Amazônia aumentam 55% em abril 2d3a6v

Salada Verde

Presidência da Conferência do Clima anuncia datas da “pré-COP” 4i6e67

mudanças climáticas 1j5e1m

Notícias

Petrobras avança mais uma etapa no processo para exploração da Foz do Amazonas 363h63

Reportagens

Brasil aposta na conciliação entre convenções da ONU para enfrentar crises globais 4q306r

Notícias

Chuvas aumentaram em 10 vezes o desmatamento causado por eventos extremos no RS z1f4h

Salada Verde

Evento no RJ discute protagonismo da juventude no enfrentamento da crise climática 5o3n5g

política ambiental 6v2p2j

Notícias

Petrobras avança mais uma etapa no processo para exploração da Foz do Amazonas 363h63

Salada Verde

Agenda do presidente definirá data de anúncio do plano de proteção à biodiversidade 1x2p2z

Reportagens

Brasil aposta na conciliação entre convenções da ONU para enfrentar crises globais 4q306r

Reportagens

Maior área contínua de Mata Atlântica pode ser mantida com apoio do turismo 1525x

clima 5w2j3g

Notícias

Crise climática irá encolher o lar de anfíbios na América Latina 3m3pk

Salada Verde

Presidência da Conferência do Clima anuncia datas da “pré-COP” 4i6e67

Notícias

Mudanças climáticas irão impactar negativamente mais de 90% das espécies brasileiras 351c2e

Notícias

Entenda o que é o “Campeão Climático” anunciado por Lula para a COP30 3p726g

Deixe uma respostaCancelar resposta 4wh1i

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.