Notícias

O “carvão limpo” inexistente que Trump quer incentivar 5t40w

Organizações americanas chamam declaração de Donald Trump de “delirante”. Em rede social, presidente americano pediu expansão de “carvão lindo e limpo”

Cristiane Prizibisczki ·
20 de março de 2025

O presidente norte americano Donald Trump pediu, esta semana, a expansão da produção de carvão nos Estados Unidos, alegando que vai aumentar os incentivos para a produção de “carvão limpo”.

Em uma rede social, o Republicano escreveu “Após anos de sermos mantidos reféns por Extremistas Ambientais, Lunáticos, Radicais e Vagabundos, permitindo que outros países, em particular a China, ganhassem uma enorme vantagem econômica sobre nós ao abrir centenas de usinas de energia a carvão, estou autorizando minha istração a começar imediatamente a produzir energia com o CARVÃO LINDO E LIMPO”.

Post na rede social Truth Social. Crédito: Reprodução

Para especialistas, no entanto, não existe “carvão limpo” e muito menos lindo. O carvão mineral é o mais poluente entre os combustíveis fósseis. Sua queima libera grandes quantidades de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O).

Além dos gases poluentes, as emissões de carvão também podem levar a problemas de saúde, incluindo doenças respiratórias, pulmonares, danos neurológicos e de desenvolvimento. Isso sem falar no impacto ambiental causado por sua extração.

Embora a eletricidade a carvão tenha se tornado “mais limpa do que nunca”, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA , o combustível fóssil ainda é responsável por emissões significativas de gases de efeito estufa e cinzas de carvão poluentes do meio ambiente. 

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), atualmente, 55% das emissões totais de dióxido de carbono dos EUA vêm de usinas de energia a carvão que, em 2024, produziram 709 milhões de toneladas métricas de CO2 no país.

“Carvão limpo” 5l5s24

O termo “carvão limpo” é usado nos Estados Unidos para se referir a tipos de tecnologia usados para limpar fisicamente o carvão antes de ser queimado ou para capturar carbono após sua queima. Portanto, diz a analista sênior de políticas da Energy Innovation, Michelle Salomon, a expressão é imprópria.

“A queima de carvão nunca poderia ser considerada tecnicamente limpa, independentemente do tratamento aplicado a ele antes da combustão – ele sempre emitirá a maior concentração de gases de efeito estufa que qualquer combustível fóssil, e a poluição do solo e da água por carvão e cinzas de carvão (o que sobra depois de queimado) nunca irá embora. Mesmo as melhores tecnologias que reduzem poluentes do ar como óxidos de enxofre e nitrogênio ainda permitem que muitos deles em”, disse Salomon, à ABC News.

Essas tecnologias também não são amplamente utilizadas nos EUA, mostra a imprensa americana. De acordo com um relatório de dezembro de 2023 do Congressional Budget Office, 15 instalações de captura e armazenamento de carbono estão operando nos Estados Unidos. E nenhuma delas está sendo usada em usinas de energia a carvão. 

Desregulamentação 5v414j

Os comentários feitos por Trump nas redes sociais seguem os planos anunciados na semana ada para uma revogação radical de regulamentações antigas da Agência de Proteção Ambiental – que o governo Trump está chamando de “a maior ação desregulamentadora da história dos EUA”.

Entre as 31 revogações anunciadas estavam regulamentações destinadas a restringir emissões e poluição relacionadas ao uso de carvão. A principal delas foi o anúncio de “reconsiderar” o “Plano de Energia Limpa 2.0” do presidente Joe Biden, que era um grupo de regulamentações visando usinas de energia a carvão e gás natural anunciadas no ano ado.

O “Clean Power Plan 2.0” de Biden reforçou os padrões de emissões para usinas de energia a carvão para metais tóxicos, como mercúrio, e forçou as usinas a controlar e limpar as cinzas de carvão liberadas durante suas operações. 

Após a fala de Trump, diferentes organizações se manifestaram contrárias aos planos de expansão do combustível fóssil. Para Vickie Patton, do Fundo de Defesa Ambiental, ditar o uso de mais carvão seria impor mais custos de eletricidade e com assistência médica ao povo americano.

“A proposta do presidente Trump de obrigar o povo americano a usar carvão significaria contas de luz mais altas e poluição mais mortal para todos nós. No ano ado, a energia limpa produziu mais energia do que o carvão nos EUA, ao mesmo tempo em que criou muitos empregos locais. Isso porque a energia limpa é abundante, ível, confiável e segura”, disse. 

Já para Patrick Drupp, Diretor de Política do Sierra Club – maior rede de organizações ambientalistas que existe nos EUA –, a afirmação de Trump é “delirante”.

“Esta é mais uma afirmação completamente delirante de Donald Trump. Não existe carvão limpo. Existe apenas o carvão que polui o nosso ar e água de forma tão severa que quase meio milhão de americanos morreram precocemente devido ao carvão nos últimos 20 anos. Donald Trump não está preocupado com a saúde ou o bem-estar econômico dos americanos. Ele está apenas preocupado em ajudar seus amigos bilionários da indústria de combustíveis fósseis. Em troca da lealdade deles e de seus dólares políticos, ele mentirá para o povo americano e sacrificará suas vidas”, disse.

  • Cristiane Prizibisczki 1z1b3e

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também 84q8

Notícias
14 de março de 2025

Trump 2.0 – Mais uma semana de ataques ao clima e meio ambiente dos EUA j3gk

Cortes adicionais na NOAA, demissões na NASA, incluindo cientista do IPCC, e desregulamentações ambientais marcaram semana

Colunas
14 de março de 2025

A Nau dos Insensatos j2zl

A ilegalidade já está na raiz do governo, no generalizado conflito de interesses entre setores públicos e econômicos e na absoluta falta de empatia do mandatário com a própria população

Notícias
7 de março de 2025

Cortes em parques nacionais nos EUA deve impactar turismo no país v1h73

Depois de baterem recorde de visitação em 2024, áreas protegidas do país podem ter queda catastrófica no turismo como consequência da demissão em massa comandada por Trump

Mais de ((o))eco 6q6w3q

política ambiental 6v2p2j

Notícias

Governo, ongs e sociedade civil se manifestam contra aprovação do PL do Licenciamento 352x2h

Colunas

Mercantilização e caos no licenciamento ambiental brasileiro 1o156g

Salada Verde

Veja como votou cada senador no projeto que implode o licenciamento ambiental 224w5g

Notícias

Com mudanças de última hora, projeto-bomba do Licenciamento é aprovado no Senado 4h5y5t

Trump y303k

Notícias

Decisão de Trump sobre mineração submarina acende alerta global 1wnu

Notícias

Trump 2.0 – Mais uma semana de ataques ao clima e meio ambiente dos EUA j3gk

Colunas

A Nau dos Insensatos j2zl

Notícias

Cortes em parques nacionais nos EUA deve impactar turismo no país v1h73

ICS 3m682z

Salada Verde

Veja como votou cada senador no projeto que implode o licenciamento ambiental 224w5g

Reportagens

Brasil aposta na conciliação entre convenções da ONU para enfrentar crises globais 4q306r

Notícias

Cerrado perdeu 1.786 hectares de vegetação nativa por dia em 2024, mostra Mapbiomas 47294g

Notícias

Governo Federal embarga 544 propriedades com ilícitos ambientais em Altamira 3p2m6o

clima 5w2j3g

Notícias

Crise climática irá encolher o lar de anfíbios na América Latina 3m3pk

Salada Verde

Presidência da Conferência do Clima anuncia datas da “pré-COP” 4i6e67

Notícias

Mudanças climáticas irão impactar negativamente mais de 90% das espécies brasileiras 351c2e

Notícias

Entenda o que é o “Campeão Climático” anunciado por Lula para a COP30 3p726g

Deixe uma respostaCancelar resposta 4wh1i

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.