Notícias

Organizações lançam manifesto em defesa da Moratória da Soja 4p3v63

Documento, assinado por 66 organizações, alerta para a importância do acordo para enfrentamento da crise climática e de biodiversidade

Cristiane Prizibisczki ·
12 de dezembro de 2024

Diante dos crescentes ataques que a Moratória da Soja tem recebido de parte do setor do agronegócio e legisladores, 66 organizações brasileiras e internacionais lançaram, nesta quinta-feira (12), um manifesto em defesa do acordo. Eles alegam que o fim da moratória é um “retrocesso inaceitável”.

“A despeito do êxito, o acordo da Moratória parece estar caminhando para o fim por pressão de setores mais retrógrados do agronegócio brasileiro. Ignorando a realidade das crises climática e de biodiversidade em que vivemos, este segmento advoga por sua extinção”, diz trecho do documento, assinado por organizações como WWF, Greenpeace, Instituto Centro de Vida (ICV), Imaflora, IPAM, entre outras.

Os ataques a que as organizações se referem vêm não só de parte do setor do agronegócio, mas também de legisladores. Em 2024, o número de propostas que impactam negativamente o acordo cresceram nas Assembleias Legislativas Estaduais e também no Congresso Nacional.

Nos meses de abril e junho, a Câmara dos Deputados realizou duas audiências públicas sobre o assunto, com duros ataques vindo de parlamentares. Em setembro, a Comissão de Agricultura da Câmara solicitou ao Conselho istrativo de Defesa Econômica (CADE) a abertura de inquérito para investigar possíveis infrações à ordem econômica cometidas por empresas signatárias da Moratória. Em dezembro, foi a vez do Senado tomar mesma medida.

Além disso, Mato Grosso e Rondônia aprovaram recentemente leis que retiram incentivos fiscais a empresas participantes e existem propostas semelhantes sendo discutidas em Goiás e Pará. No nível nacional, também tramita na Câmara projeto de lei com teor semelhante.

“Isso significa penalizar empresas comprometidas com o fim do desmatamento, promovendo a continuidade da expansão do agronegócio sobre áreas de floresta amazônica, criar subsídios ao desmatamento, e discriminar a concessão de

incentivos fiscais com base em compromisso ambiental das empresas […] Demandamos que as empresas ligadas à cadeia da soja mantenham compromisso com o desmatamento zero e participação na Moratória da Soja”, diz o manifesto publicado hoje. 

Moratória da Soja 3s426m

A Moratória da Soja é um acordo no qual as empresas signatárias se comprometem a não adquirir soja de fazendas com lavouras instaladas em áreas abertas  após 22 de julho de 2008 no bioma Amazônico, visando eliminar o desmatamento de sua cadeia de produção.

Em vigor há 18 anos, a iniciativa é considerada um exemplo bem sucedido na conciliação da produção agrícola em larga escala com a sustentabilidade, pois, em seus anos de vigência, não impediu o desenvolvimento da sojicultura, mas priorizou o uso de terras já abertas, evitando, portanto, o avanço da commodity sobre áreas ainda preservadas.

A área plantada com soja em 2007, ano anterior à data limite de desmatamento aceito pela Moratória,  foi de 1,64 milhão de hectares. Em 2022, a soja  plantada no bioma Amazônico cobria 7,28 milhões de hectares – e somente 250 mil dessas áreas haviam sido plantadas em áreas desmatadas após 2008, em desacordo com a Moratória.

“Além de reduzir drasticamente o desmatamento, a Moratória também atuou como um indutor de eficiência na agropecuária brasileira, ao promover a expansão da soja

sobre áreas abandonadas ou mal utilizadas”, dizem as organizações no manifesto.

Atualmente, União Europeia, Inglaterra, Tailândia, Indonésia, Vietnã, Israel e China levam em consideração a participação na Moratória da Soja como critério para compra do grão brasileiro.

  • Cristiane Prizibisczki 1z1b3e

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também 84q8

Notícias
9 de dezembro de 2024

Agronegócio alega infração econômica e pede que Cade investigue Moratória da Soja 1r1g4d

Senador bolsonarista autor da proposta alega que moratória fere direito à livre iniciativa e prejudica produtores. Políticos fortalecem ataque a normas protetivas

Salada Verde
29 de maio de 2024

Expansão da soja no leste amazônico provocou perda de R$10 bi em serviços ambientais 27702q

Desmate e aumento das áreas agrícolas têm diminuído a capacidade da floresta de oferecer benefícios à população, mostra estudo. Cifra refere-se aos últimos 36 anos

Notícias
28 de outubro de 2024

Governo do Mato Grosso sanciona norma que prejudica signatários da Moratória da Soja 76e6g

Após pressão do agro, estado elimina incentivos fiscais para empresas comprometidas com pacto ambiental. Associação de óleos vegetais condenou a ação e alegou risco reputacional

Mais de ((o))eco 6q6w3q

amazônia ia40

Notícias

Degradação da Amazônia cresce 163% em dois anos, enquanto desmatamento cai 54% no mesmo período 1b2369

Reportagens

Petroleiras aproveitam disputas entre indígenas e ocupam papel de Estado enquanto exploram territórios no Equador s201v

Reportagens

Ao menos 6 milhões de cabeças de gado no Pará estão irregulares entre indiretos 1kd5e

Notícias

Cientistas descobrem espécie de peixe que vive solitária na Amazônia 4c5z3c

ICS 3m682z

Salada Verde

Veja como votou cada senador no projeto que implode o licenciamento ambiental 224w5g

Reportagens

Brasil aposta na conciliação entre convenções da ONU para enfrentar crises globais 4q306r

Notícias

Cerrado perdeu 1.786 hectares de vegetação nativa por dia em 2024, mostra Mapbiomas 47294g

Notícias

Governo Federal embarga 544 propriedades com ilícitos ambientais em Altamira 3p2m6o

soja 6x1e13

Notícias

Agronegócio alega infração econômica e pede que Cade investigue Moratória da Soja 1r1g4d

Salada Verde

Expansão da soja no leste amazônico provocou perda de R$10 bi em serviços ambientais 27702q

Reportagens

Dinastia Amazônia 3e6266

Salada Verde

Ruralistas engrossam críticas às moratórias da soja e da carne 5l3a63

moratória da soja 2r3jk

Notícias

Agronegócio alega infração econômica e pede que Cade investigue Moratória da Soja 1r1g4d

Notícias

Governo do Mato Grosso sanciona norma que prejudica signatários da Moratória da Soja 76e6g

Salada Verde

Ruralistas engrossam críticas às moratórias da soja e da carne 5l3a63

Notícias

Investidores e empresas pedem a manutenção da moratória da soja 6wa2i

Deixe uma respostaCancelar resposta 4wh1i

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.