Notícias

PF acusa navio grego por derramamento, mas empresa diz que carga chegou intacta 41rj

Operação apura origem do óleo que atinge mais de 250 pontos do litoral nordestino. A empresa Delta Tankers, responsável pela embarcação, nega envolvimento com o fato

Carolina Lisboa ·
3 de novembro de 2019 · 6 anos atrás
Petroleiro foi apontado como responsável pelo óleo que polui o Nordeste. Empresa nega. Foto: Leo Noordzij/MarineTraffic.

Apontada pela Polícia Federal (PF) como responsável pela origem do óleo que atinge 314 localidades em 9 estados do Nordeste, a empresa Delta Tankers LTD, proprietária do navio de bandeira grega Bouboulina, afirma que não há provas de que a embarcação tenha parado, realizado transferência de carga para outro navio, ou que desviara de sua rota da Venezuela até a Malásia. 

“O navio chegou em seu destino sem ter problemas e descarregou toda sua carga sem registrar nenhum escape”, disse a empresa, em comunicado.

Segundo a empresa, foi realizado uma investigação nas câmeras e sensores de todas as embarcações que pertence à Delta Tankers LTD e que esse material está à disposição das autoridades brasileiras, “caso entrem em contato com a empresa“. Segundo o comunicado, publicado no sábado (02), a Delta não foi ada para se explicar antes das autoridades lançarem suspeitas públicas sobre o navio petroleiro. 

Operação Mácula

A Operação Mácula, desencadeada após autorização do juiz federal Francisco Eduardo Guimarães Farias, da 14ª Vara Federal em Natal, teve início com investigação realizada de forma integrada entre Marinha, Ministério Público Federal, Ibama, Universidades Federais da Bahia (UFBA) e de Brasília (UnB) e Universidade Estadual do Ceará (UEC). O resultado, apresentado na sexta-feira (01), afirma que o navio Bouboulina atracou na Venezuela em 15 de julho, permaneceu por três dias e seguiu rumo a Singapura, pelo Oceano Atlântico, carregando um milhão de barris de petróleo cru tipo Merey 16. O derramamento teria ocorrido a 700 quilômetros da costa brasileira entre os dias 28 e 29 de julho. Nesse período, o Bouboulina foi único petroleiro que navegou pelo local.

A descoberta da mancha original que deu início às investigações coube a uma empresa privada especializada em georreferenciamento, a HEX. A empresa obteve 830 imagens e reou-as à PF de forma voluntária e gratuita. As imagens, com data e horário, permitiram à polícia e, posteriormente, à Marinha, identificarem a primeira mancha do óleo derramado e estabelecerem o momento provável do derramamento.

A PF pediu cooperação a Nigéria, África do Sul, Cingapura, Venezuela e Grécia. Foi enviado um comunicado ao governo da Grécia e à Delta Tankers pedindo explicações. O Brasil pode abrir um processo criminal no Tribunal Marítimo Internacional pedindo ressarcimento pelos gastos com a limpeza do litoral nordestino.

O juiz Francisco Farias determinou busca e apreensão nas empresas Lachmann Agência Marítima, representante da Delta Tankers no Brasil, e na Witt O’Brien’s, que atua no ramo de riscos e orienta empresas marítimas sobre planos de contingência e procedimentos a serem adotados em caso de desastres. Ambas tem sede no Centro do Rio de Janeiro. 

A Lachmann emitiu uma nota de esclarecimento afirmando que não é alvo da investigação da PF sobre o vazamento de óleo que atingiu a costa do Brasil. “A agência foi tão somente solicitada pela Polícia Federal a colaborar com as investigações. A agência segue à disposição das Autoridades para quaisquer informações adicionais”. 

A Witt O’Brien’s afirma que só possui contrato com o navio Bouboulina para navegação em águas dos Estados Unidos, Canadá ou no Canal do Panamá, mas que sua subsidiária no Brasil “não possui nem nunca possuiu contrato com a Delta Tankers”.

O navio

O navio-tanque Bouboulina tem 276 metros de comprimento e pode carregar até 164 mil toneladas. Foi construído em 2006 e seu nome é uma homenagem a Laskarina Bouboulina, heroína da Guerra da Independência Grega. Seu porto de origem fica na cidade de Pireus, vizinha a Atenas. De acordo com o site MarineTraffic, especializado em rotas navais, o Bouboulina teria aportado recentemente na Cidade do Cabo na África do Sul e estaria seguindo pela costa africana no sentido de Porto Elizabeth. O óleo Merey 16 carregado pelo navio é uma mistura de petróleo cru extrapesado extraído do Cinturão do Orinoco, na Venezuela, com vários diluentes. Especialistas afirmam que esse é o tipo de óleo mais prejudicial ao meio ambiente.

  • Carolina Lisboa 25262a

    Jornalista, bióloga e doutora em Ecologia pela UFRN. Repórter com interesse na cobertura e divulgação científica sobre meio ambiente.

Leia também 84q8

Reportagens
27 de maio de 2025

Ajustes em trilha podem melhorar sua função de corredor ecológico no Cerrado 3w201a

Desenho estratégico de 'rodovias verdes' colabora ainda mais para conservar espécies animais e de plantas, mostra estudo

Notícias
27 de maio de 2025

Estudo aponta multiplicação preocupante do peixe-leão no litoral brasileiro 3o3249

Incidência de animais da espécie, invasores nas águas do País, pode chegar a 60% das unidades de conservação marinhas até 2034

Colunas
27 de maio de 2025

Cientistas negras viram a Maré: protagonismo e resistência na ecologia, evolução e ciências marinhas 1l5y71

No litoral pernambucano, mulheres negras das áreas de ecologia, evolução e ciências marinhas se reuniram para afirmar seus saberes, romper o isolamento acadêmico e construir um novo horizonte para a ciência com justiça, afeto e pertencimento

Mais de ((o))eco 6q6w3q

derramamento de óleo 6z53k

Reportagens

Contaminação causada por acidente entre caminhões em Magé (RJ) afeta biodiversidade e pescadores 636q38

Reportagens

Um ano depois, origem do óleo que poluiu o Nordeste segue desconhecida 4d1f6f

Notícias

Navio ainda pode vazar 3 mil toneladas de óleo nas águas das Ilhas Maurício 3z672p

Análises

Lições sobre o óleo que manchou o litoral do Brasil j726e

PF 5q1i25

Notícias

Diretor-presidente do Ipaam é afastado após envolvimento em suposto esquema de fraude ambiental no Amazonas 552t2h

Salada Verde

Arraias são declaradas como tucunarés em flagra de tráfico 5j1p1z

Salada Verde

Polícia Federal faz operação contra quadrilha de tráfico de animais no RJ 2z4t5r

Notícias

Entenda como origem do ouro apreendido com Valdemar poderá ser identificada c245

cidades 67414d

Notícias

Jardim de Alah, no Rio, terá manifestação neste sábado contra corte de árvores 182q3l

Reportagens

Crise global, soluções locais 46ir

Reportagens

A urgência da adaptação climática 5234

Reportagens

(in)justiça ambiental, para além de um conceito  4e631j

conservação 4y3hz

Notícias

Estudo aponta multiplicação preocupante do peixe-leão no litoral brasileiro 3o3249

Notícias

Legalidade de megadesmates no Pantanal avança para julgamento no STJ 2o3q1t

Colunas

No jogo das apostas, quais influenciadores apostarão na Amazônia? 1a2m6g

Análises

Que semana, hein? 3c4zy

Deixe uma respostaCancelar resposta 4wh1i

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.