
Em 2012, discutiu-se (e lamentou-se) as mudanças do Código Florestal no Congresso. Este ano, a flexibilização das leis ambientais continua, mas aos poucos. Uma das medidas combatida pelos ambientalistas é a reabertura da Estrada do Colono, que corta a área intangível do Parque Nacional do Iguaçu e cria a categoria estrada-parque no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que avançou com facilidade no Congresso e no Senado.
Atualmente sendo analisado na Comissão de Infraestrutura do Senado, o Projeto de Lei da Câmara 61/2013, do deputado federal Assis do Couto (PT/PR), reabre a estrada de 18 km que liga os municípios de Serranópolis do Iguaçu a Capanema, fechada há 10 anos.
Contra a medida, acabou de sair a cartilha Estrada do Colono – Crime contra a natureza. Produzida pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e assinada por instituições da sociedade civil de 19 Estados, o texto de 10 páginas foi impresso pelo Ministério Público do Paraná e enviada aos senadores, em Brasília, que têm agora a responsabilidade de aprovar ou não o projeto que recorta o Parque Nacional do Iguaçu.
Para as organizações ambientalistas que am a publicação, a reabertura aumentará os crimes ambientais, como a extração de palmito e a caça ilegal, além de facilitar o tráfico de armas e drogas na fronteira, como já havia alertado a Polícia Federal. Se acontecer, a abertura da Estrada do Colono gera um precedente para a criação de estradas em outras Unidades de Conservação.
Saiba Mais
Cartilha – A estrada não é o caminho
O Parque Nacional do Iguaçu no WikiParques
Leia Também
Polícia Federal é contrária à reabertura da estrada do Colono
Projeto que reabre a estrada do colono vai para o Senado
Reabertura da Estrada do Colono ameaça Iguaçu e lei do SNUC
Leia também 84q8

Projeto que reduz licenciamento ambiental a em comissões do Senado e vai ao plenário 2671c
PL 2159/21 prevê autorização autodeclaratória e menos proteção a povos tradicionais e unidades de conservação. “Implosão”, define o Observatório do Clima →

Petrobras avança mais uma etapa no processo para exploração da Foz do Amazonas 363h63
Ibama aprova plano da petrolífera sobre fauna atingida. Anúncio contraria parecer técnico e acontece dias depois de presidente da empresa dizer “Vamos perfurar” →

Agenda do presidente definirá data de anúncio do plano de proteção à biodiversidade 1x2p2z
Previsão é que até 5 de junho o governo publique decreto com diretrizes da estratégia nacional, que envolve também setor privado e sociedade civil →
A estrada do colono é uma necessidade para o sul do país. Medidas preventivas: Trânsito de veículos leves (automóveis e ônibus), horários diurnos, agens subterrâneas de animais, proteção com telas, postos de fiscalização e veterinários, piso de chão batido, ( sem revestimento asfáltico), cobrança de pedágio visando recursos para custear despesas de manutenção, melhorias e segurança do parque. Acredito ser viável sua reabertura para o bem da região. Luiz Lima – Foz do Iguaçu/PR.