Notícias

Trump 2.0 – Mais uma semana de ataques ao clima e meio ambiente dos EUA j3gk

Cortes adicionais na NOAA, demissões na NASA, incluindo cientista do IPCC, e desregulamentações ambientais marcaram semana

Cristiane Prizibisczki ·
14 de março de 2025

Os ataques do governo Donald Trump à ciência ambiental e do clima continuaram com toda força nesta semana. Durante os últimos dias, o presidente Republicano anunciou mais cortes da NOAA, demitiu cientistas da NASA e determinou a revogação de importantes leis ambientais e climáticas do país.

Na quarta-feira (12), por ordem de Trump, a Nasa anunciou a demissão de sua cientista-chefe e de outros 22 funcionários, em um corte que se soma a outras medidas do governo federal norte americano com impactos diretos nas pesquisas sobre mudanças climáticas. 

Katherine Calvin, uma renomada climatologista que contribuiu para relatórios cruciais da ONU sobre o clima, já havia sido impedida, no final de fevereiro, de participar da primeira reunião do ano do Intergovernamental sobre Mudanças Climática (IPCC). Realizada em Hangzhou, China, a reunião marcou o início dos trabalhos do próximo relatório do corpo científico da ONU para mudanças do clima. 

A NASA tem papel crucial na pesquisa climática por operar uma frota de satélites de monitoramento terrestres. Além disso, a Agência desenvolve modelos climáticos sofisticados de código aberto para cientistas e a população.

NOAA 5z3s2y

Também esta semana, foi anunciado que o governo Trump pretende fazer mais cortes na istração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), para além dos 800 cargos já cortados no final de fevereiro.

A NOAA é o principal centro de informações sobre clima e tempo e uma fonte importante de informações ambientais nos Estados Unidos e no exterior. Por ser considerada uma autoridade em previsão, rastreamento de tempestades e monitoramento climático, os cortes na agência americana pode comprometer a qualidade e precisão das previsões meteorológicas extremas que orientam o governo e a população sobre furacões, incêndios florestais, tornados e inundações, alertam especialistas.

EPA 4l3f48

Também na quarta-feira (12), a Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, na sigla em inglês), anunciou que vai revogar ou alterar 31 regras e regulamentos ambientais, incluindo o “Clean Air Act” de 2009, considerado o marco legal para as regulamentações sobre emissão de gases de efeito estufa do país.

Entre as normas que serão “revistas” estão algumas que tratam de padrões nacionais de qualidade do ar para partículas poluidoras, padrões de emissão para poluentes atmosféricos industriais, regulamentações que restringem emissões veiculares. Também devem sofrer mudanças normas criadas sob o marco do Clean Water Act, que regulamentou medidas de proteção a cursos d´água.

Além disso, o novo da EPA, Lee Zeldin, um empresário com ligações diretas a Elon Musk, instituiu que 20 bilhões de dólares em subsídios para ajudar a lidar com a crise climática sejam interrompidos, citando potencial fraude. 

Em artigo publicado no jornal americano The Wall Street Journal, Zeldin disse que quarta-feira foi o “dia mais importante de desregulamentação na história americana” e que “estamos cravando uma adaga no coração da religião da mudança climática e inaugurando a Era de Ouro da América”.

No final de fevereiro, Zeldin já havia cortado cargos no setor da EPA que trata de justiça climática.

  • Cristiane Prizibisczki 1z1b3e

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também 84q8

Notícias
7 de março de 2025

Cortes em parques nacionais nos EUA deve impactar turismo no país v1h73

Depois de baterem recorde de visitação em 2024, áreas protegidas do país podem ter queda catastrófica no turismo como consequência da demissão em massa comandada por Trump

Reportagens
18 de fevereiro de 2025

Fim da USAID compromete ao menos R$ 84 milhões em projetos ambientais no Brasil 3i1u42

Seis dos 10 maiores beneficiários brasileiros em 2024 pela agência americana fechada por Trump são projetos ligados ao meio ambiente

Colunas
3 de fevereiro de 2025

Trump e o direito de espernear 3g6a1i

Por mais caricata e inverossímil que possam parecer as ideias e atitudes de Donald Trump, é preciso analisá-las à luz dos avanços civilizatórios e da ciência do século XXI

Mais de ((o))eco 6q6w3q

política ambiental 6v2p2j

Reportagens

Brasil aposta na conciliação entre convenções da ONU para enfrentar crises globais 4q306r

Reportagens

Maior área contínua de Mata Atlântica pode ser mantida com apoio do turismo 1525x

Reportagens

Petroleiras aproveitam disputas entre indígenas e ocupam papel de Estado enquanto exploram territórios no Equador s201v

Notícias

Desmatamento em Unidades de Conservação cai 42,5% em 2024 393b2q

eua 3e1o5g

Colunas

A Nau dos Insensatos j2zl

Notícias

Cortes em parques nacionais nos EUA deve impactar turismo no país v1h73

Colunas

Trump e o direito de espernear 3g6a1i

Salada Verde

Em resposta a Trump, Canadá barra entrada de trilheiros na Pacific Crest Trail 1j6b1w

Trump y303k

Notícias

Decisão de Trump sobre mineração submarina acende alerta global 1wnu

Notícias

O “carvão limpo” inexistente que Trump quer incentivar 5t40w

Colunas

A Nau dos Insensatos j2zl

Notícias

Cortes em parques nacionais nos EUA deve impactar turismo no país v1h73

conservação 4y3hz

Reportagens

Maior área contínua de Mata Atlântica pode ser mantida com apoio do turismo 1525x

Salada Verde

Evento no RJ discute protagonismo da juventude no enfrentamento da crise climática 5o3n5g

Reportagens

Polícia do Amazonas aperta o cerco contra a exploração de animais silvestres 4b6y5s

Colunas

Leão XIV no cenário climático 711a2i

Deixe uma respostaCancelar resposta 4wh1i

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.