Salada Verde

Polêmica: coleta científica um crime ambiental? 5h1v6u

Biólogo coleta espécie ameaçada de extinção e está sendo processado na justiça do Paraná. Episódio mobiliza comunidade científica.

Redação ((o))eco ·
20 de julho de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Por erro cometido durante seu trabalho de campo, Louri Klemann Jr., biólogo, mestrando em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná, que trabalhou com o ICMBIO, Secretaria de Meio Ambiente do Paraná e o Instituto Ambiental (IAP), é acusado por crime ambiental por parte de órgãos públicos. O episódio causou revolta na comunidade científica, que tem defendido Klemann através de manifestações publicas..

No dia 15 de maio, o biólogo, encontrava-se em Guaratuba, Paraná, desenvolvendo um projeto de pesquisa de longo prazo sobre a avifauna do Estado, que inclui o estudo e a coleta científica de espécies de aves não ameaçadas, dentre elas duas espécies de íbis, o tapicuru-de-cara-pelada (Phimosus infuscatus) e a caraúnade-cara-branca (Plegadis chihi).

Uma ave aparentada próxima de seus objetos de estudo e considerada uma espécie ameaçada, ocorre em menor abundância na mesma área de estudo: o guará (Eudocimus ruber), uma ave de plumagem vistosa de cor vermelha. Klemann, após coletar duas espécimes de aves de plumagem escura durante suas atividades de rotina, verificou que, na verdade, os indivíduos se tratavam de guarás jovens cuja plumagem ainda não era icônica das aves adultas. Os animais coletados eram apenas similares às espécies de Íbis sendo, na realidade, irreconhecíveis jovens guarás ameaçados. Esse foi seu erro.

Jornais paranaenses publicaram reportagens em que o biólogo foi acusado de coletar os guarás deliberadamente. No processo movido pelo InstitutoAmbiental do Paraná, Klemann teria feito mau uso da licença de coleta e agido com  má fé. O problema é que os guarás haviam sido retirados da lista de espécies ameaçadas em 2009, ando à categoria de ““Deficiente de Dados”. Essa decisão foi feita por órgãos ambientais que assumiam que os guarás voltavam a se estabelecer no litoral do estado, com cerca de até 200 indivíduos. A decisão, no entanto, nunca foi homologada o que considera a espécie ainda ameaçada no Paraná. Cabe também destacar que o guará não se encontra ameaçado nacionalmente, de acordo com a Lista Nacional das Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção, estabelecida pela Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente no. 3/2003. 

Klemann tinha autorização de órgãos ambientais nacionais e estaduais  para estudar e, quando necessário, coletar exemplares para fins científicos que deveriam ser depositados num dos mais conhecidos museus de história natural do Brasil: o Museu de História Natural Capão do Imbuia (MHNCI). O processo não burocrático, que pode durar meses, garante a  obtenção de licença para “Coleta Imprevista de Material Biológico”

Em carta aberta, a Sociedade Brasileira de Ornitologia, lembra que a coleta científica imprevista é tratada pelo Art. 19 da Instrução Normativa IBAMA no. 154 nos seguintes termos: “A coleta imprevista de material biológico ou de substrato não contemplado na autorização ou na licença permanente deverá ser anotada na mesma, em campo específico, por ocasião da coleta”.  Porém, por se tratar de uma espécie ameaçada, a aplicação da provisão do IBAMA ainda não está clara.

Leia aqui nota completa da Sociedade Brasileira de Ornitologia

A SBO afirma que, sem a coleta científica, a ornitologia simplesmente estagnaria como Ciência, informações essenciais ao estudo da biodiversidade estariam escassas assim como a importante atividade dos ornitólogos e pesquisadores de fauna no Brasil. A legislação ambiental brasileira, também reconhece a necessidade de coletas científicas para fornecer base para uma política de conservação efetiva e, por tal motivo, existe um arcabouço legal próprio e detalhado para normatizá-las, o qual inclusive pode autorizar, em circunstâncias especiais, a coleta de espécies ameaçadas de extinção.

O CRBIO-7, com sede em Curitba, a mesma cidade que sedia a Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ), deu seu parecer sobre a coleta científica: “desnecessária para o estudo dos animais”. E existe a possibilidade de multas de valores insólitos – até 50 milhões de reais – para o biólogo.

  • Redação ((o))eco 43176a

Leia também 84q8

English
27 de maio de 2025

Two Brazilian monkeys among the world’s most endangered 6v5n2f

The newly published list of the 25 most endangered primates in the world raises alarms about the critically threatened status of the Pied Tamarin and the Caatinga Titi Monkey from Brazil

Notícias
27 de maio de 2025

Em audiência tensa no Senado, PL-bomba e Foz do Amazonas dominam a pauta 386zf

Ministra do Meio Ambiente Marina Silva deixa sessão da Comissão de Infraestrutura após discussão ríspida com parlamentares

Reportagens
27 de maio de 2025

Ajustes em trilha podem melhorar sua função de corredor ecológico no Cerrado 3w201a

Desenho estratégico de 'rodovias verdes' colabora ainda mais para conservar espécies animais e de plantas, mostra estudo

Mais de ((o))eco 6q6w3q

aves 5q1863

Notícias

A alta diversidade de aves em Bertioga, no litoral de SP 4o4w5q

Salada Verde

Plataforma aborda tráfico de animais em três países 4m829

Reportagens

O atobá quarentão que uniu gerações de pesquisadores 184h6e

Salada Verde

As incríveis revoadas de guarás no litoral paranaense 156fz

pesquisa 54495r

Reportagens

O quão pouco já vimos das profundezas do mar 6e6p51

Salada Verde

FUNBIO abre bolsas para financiar pesquisas de mestrandos e doutorandos 3s68j

Análises

Mudanças climáticas: do medo às atitudes conscientes 2a5y63

Notícias

9 em cada 10 brasileiros perceberam mudanças climáticas nos últimos anos, diz pesquisa 4g4l4r

espécies ameaçadas 671k1r

Colunas

Marketing não é capaz de reviver espécies extintas 6s3o4w

Colunas

Os Crocodilos Perdidos da Amazônia 4s4y4u

Notícias

Animais e madeiras confiscados em megaoperação mundial anti-tráfico 3g243

Colunas

Massacre e Renascimento na Ilha das Aves 486i7

cidades 67414d

Notícias

Jardim de Alah, no Rio, terá manifestação neste sábado contra corte de árvores 182q3l

Reportagens

Crise global, soluções locais 46ir

Reportagens

A urgência da adaptação climática 5234

Reportagens

(in)justiça ambiental, para além de um conceito  4e631j

Deixe uma respostaCancelar resposta 4wh1i

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.