O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (21), o projeto que modifica profundamente o que o país entende como Licenciamento Ambiental. Votado pouco antes das 22h, após mais de quatro horas de discussões, o PL 2159/21 foi aprovado por 54 votos a favor e 13 contrários. Quatorze senadores não estavam presentes na votação.
O texto que ou pelos senadores foi costurado pelos relatores Tereza Cristina (PP-MS) e Confúcio Moura (MDB-RO) e prevê mudanças nas regras atuais de licenciamento que enfraquecem a proteção a indígenas, quilombolas e unidades de conservação, cria amplas possibilidades de procedimentos autodeclaratórios, de dispensa de licenciamento e de renovações automáticas.
Além disso, ele enfraquece condicionantes ambientais e abre possibilidade para que os estados e municípios possam definir, sem coordenação nacional, as atividades que devem – e, principalmente, que não devem – ar por licenciamento ambiental. Organizações ambientalistas apontam que esta é a “boiada das boiadas”.
Veja os gráficos e a lista de como votou cada senador:
Pesquise aqui por nome, partido e estado:
Veja como votou cada partido:
Leia também 84q8

Com mudanças de última hora, projeto-bomba do Licenciamento é aprovado no Senado 4h5y5t
Texto agora segue para segunda apreciação pela Câmara dos Deputados. Caso vire lei, medida vai tornar mais maleáveis as normas para licenças ambientais →

Projeto que reduz licenciamento ambiental a em comissões do Senado e vai ao plenário 2671c
PL 2159/21 prevê autorização autodeclaratória e menos proteção a povos tradicionais e unidades de conservação. “Implosão”, define o Observatório do Clima →